O Bebé sente sede?
Mesmo que se alimente em exclusivo de leite materno?
Se o Bebé Sente sede, precisa de água? Ou o leite materno tem tudo o que ele precisa, logo não preciso de me preocupar?
Esta é uma das muitas questões colocadas no Curso Primeiros Cuidados ao Bebé, ministrado em parceria com a Enfª Andreia Amaral do Blog SOS Mamã.
Pedimos portanto a opinião da Enfª Andreia na procura da resposta.
O Meu Bebé Sente Sede?

“Esta é uma preocupação nos pais de bebés sob aleitamento materno exclusivo, seja ele materno ou artificial – O bebé sente sede?
As recomendações da DGS são explícitas no que respeita a esta matéria: o leite materno tem todos os constituintes necessários ao bebé até ao momento da diversificação alimentar, incluindo água.
Não se mostra necessária a oferta adicional de água ao bebé, sob pena de causar sobrecarga de líquidos no seu organismo.
Em dias mais quentes, recomendamos que seja aumentada a frequência das mamadas mesmo que o bebé não manifeste sede (rosáceas, suor e maior irritabilidade são os principais sinais de sede no bebé), desde que seja resguardado o bebé e, claro, os pais se mantenham atentos a possíveis sinais de desidratação.
Sinais Desidratação nos Bebés:
- Mucosa labial seca;
- Língua esbranquiçada;
- Olheiras;
- Fontanela deprimida;
- Diminuição da quantidade de urina;
- Sonolência aumentada (fora do horário habitual das sestas).
Nos bebés sob aleitamento artificial em exclusivo, a resposta é sobreponível.
A quantidade recomendada de leite artificial para cada bebé é adequada ao seu peso e necessidades, pelo que não precisamos de oferecer água adicional.
Podemos sim aumentar a frequência na oferta de leite artificial, reduzindo a quantidade a oferecer de cada vez (por forma a manter o volume diário de leite artificial adequado ao bebé).”
Saiba mais sobre esta e outras questões no Curso Primeiros Cuidados ao Bebé.
Conheça os restantes Cursos Escola Pediatria

Adicionar Comentário