Febre Bebé: tudo o que precisa saber
A Febre bebé é um sintoma comum na primeira infância. É considerada um mecanismo de defesa do nosso organismo, quando este se encontra a lutar contra alguma infeção.
É Importante perceber que, mais do que um valor fixo para todas as crianças, consideramos febre, sempre que exista uma súbida térmica, associada ao desconforto da criança.
Alías, é precisamente este desconforto que levará a uma intervenção por parte dos cuidadores.
Mesmo sendo o desconforto o mais importante, não deixa de ser útil utilizar um termómetro para medir a temperatura.
Febre Bebé: Que termometro utilizar?
A DGS Recomenda a utilização da temperatura retal no primeiro ano de vida. A partir daí, a utilização da temperatura axilar é uma excelente alternativa. A temperatura timpânica, recomenda-se que seja utilizada a partir dos 3 anos.
O grande segredo na utilização dos termómetros é: utilizar sempre o mesmo termómetro, no mesmo local, na primeira avaliação e nas seguintes do episódio de febre bebé.
Febre Bebé: O que fazer a criança com febre?
A intervenção é sobretudo farmacológica. Para saber qual a dose de medicamento a administrar, consulte a nossa calculadora de doses.
As estratégias como despir, dar banho, ventoinhas ou compressas, estão desaconselhadas, sobretudo se provocarem desconforto à criança.
Saiba mais no video acima apresentado.
Esperemos que seja útil.
Se quiser aprender sobre febre bebé e outros temas, consulte o nosso Curso de Primeiros Socorros Pediátricos.
Pode também aprender no Livro de Primeiros Socorros Pediátricos, publicado pela Porto Editora e inspirado no nosso curso.
Escola Pediatria
Crescemos Juntos
Adicionar Comentário